¿Qué empresas conoces a nivel regional, nacional y mundial conoces que aplican la biotecnología?
Respuestas
Respuesta:
A biotecnologia (do grego βίος [bios], "life", τέχνη [-tecne-], 'skills' e -λογία [-logía], "tratado, estudo, ciência") refere-se a qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos e organismos vivos ou seus derivados para a criação ou modificação de produtos ou processos para usos específicos. Esses organismos podem ou não ser geneticamente modificados, de modo que a biotecnologia não deve ser confundida com a engenharia genética. A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico define biotecnologia como a "aplicação dos princípios de ciência e engenharia a tratamentos de materiais orgânicos e inorgânicos por sistemas biológicos para produzir bens e serviços". [agendamento obrigatório ]Seus fundamentos sãoengenharia,física,química,biologia,medicinaemedicinaveterinária; e o campo dessa ciência tem grande repercussão nafarmácia,medicina,ciência de alimentos, tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos,indústriaeagricultura.
O termo provavelmente foi cunhado pelo engenheiro húngaro Károly Ereki , em 1919 , quando ele o introduziu em seu livro Biotechnology na produção de carne e laticínios de uma grande fazenda . [ 1 ] [ 2 ]
De acordo com a Convenção sobre Diversidade Biológica de 1992 , a biotecnologia pode ser definida como "qualquer aplicação tecnológica que utilize sistemas biológicos, organismos vivos ou seus derivados para fazer ou modificar produtos ou processos para uso específico." [ 3 ] [ 4 ]
O Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança à Convenção sobre Diversidade Biológica [ 5 ] define a biotecnologia moderna como a aplicação de:
Técnicas in vitro de ácido nucleico , incluindo ácido desoxirribonucleico (DNA) recombinante e injeção direta de ácido nucleico em células ou organelas .
A fusão de células além da família taxonômica , que supera as barreiras fisiológicas naturais da reprodução ou recombinação e que não são técnicas utilizadas na reprodução e seleção tradicionais .
Experiências recentes demonstraram que resultados aleatórios não reproduzíveis podem ser obtidos com baixa probabilidade no processo de modificação genética, motivo pelo qual a comunidade científica está solicitando a classificação específica desse tipo de produto e a criação de um protocolo que garanta a segurança de todos os supostos resultados inesperados prováveis.